sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Baço

Baço

O baço é um órgão do corpo humano
O baço é um órgão hematoso assim como o fígado, que tem consistência de queijo, de forma oval, que pesa cerca de 150 gramas, situado logo abaixo da hemicúpula diafragmática esquerda, no hipocôndrio esquerdo na altura da 9°, 10° e 11° costela.
O baço encontra-se do lado esquerdo, protegido pela 9°, 10° e 11° costelas. Ele possui uma face visceral, que está em íntimo contato com as vísceras e uma face diafragmática, que está em íntima relação com o diafragma. O baço possui íntima relação com o rim esquerdo, como pâncreas, com o estômago e com o cólon descendente.

O baço tem uma função praticamente de reservatória de sangue; então em uma situação de choque, o baço se contrai liberando mais sangue na circulação.
Esse órgão é o maior dos órgãos linfáticos (tem uma função imunológica, produzindo linfócitos B e T) e faz parte do sistema retículo-endotelial, participando dos processos de hematopoiese (produção de células sangüíneas, principalmente em crianças) e hemocaterese (renovação de células vermelhas, as hemácias). As hemácias têm vida média de 120 dias. Após esse período, o baço faz a destruição dessas hemácias. O resíduo da destruição dessas hemácias como ferro, hemoglobina, é captado pelos macrófagos para a produção de novas hemácias.

No baço existe uma polpa branca e uma polpa vermelha. Em condições patológicas, o baço estende-se até a flexura esquerda do intestino grosso (esplenomegalia). Normalmente, ele não é palpável, a não ser quando se tem esplenomegalia.
Os linfócitos são produzidos e amadurecem na polpa branca. A polpa vermelha contém outros leucócitos (fagócitos) que ingerem o material indesejado (por exemplo, bactérias ou células defeituosas) do sangue circulante.
A polpa vermelha controla os eritrócitos, determina quais são anormais ou velhos demais ou lesados e não funcionam adequadamente, e os destrói. Conseqüentemente, a polpa vermelha é algumas vezes denominada cemitério de eritrócitos. A polpa vermelha também serve como depósito de elementos do sangue, especialmente de leucócitos e plaquetas.

Não é doloroso, mas sim sua cápsula.
Tanto o fígado quanto baço, é envolvido por uma cápsula, e a distensão desses órgãos produz dor.
Quando o indivíduo corre muito e sente uma dor do lado esquerdo, ela indica a contração do baço. O coração não consegue bombear uma quantidade de sangue suficiente para suprir a demanda muscular, e o baço é contraído, liberando sangue na circulação para suprir a demanda de hemácias, captar mais oxigênio e levar aos músculos. Essa contração tanto do fígado quanto do baço é responsável pela sensação de dor.

É um dos órgãos mais afetados em quedas e traumas abdominais fechados, como acidentes automobilísticos, é o baço e o fígado. Isso ocorre porque esses órgãos são os maiores e mais pesados, e possuem um fluxo de sangue grande.
O fígado localiza-se no hipocôndrio direito, o baço localiza-se no hipocôndrio esquerdo entre a 9°, 10° e 11° costela. Paciente com fratura entre a 9°, 10° e 11° costelas esquerdas deve levantar suspeita de lesão de baço. A confirmação clínica é feita com a palpação abdominal com dor após período de observação.

No baço existe um hilo chamado de hilo esplênico. Nesse hilo estão entrando a artéria esplênica (é uma artéria calibrosa e tortuosa por onde passa um fluxo volumoso de sangue de aproximadamente 2litros por minuto), os vasos linfáticos e os plexos nervos. As veias esplênicas deixam o baço através do hilo esplênico.

Em um trauma de baço com lesão e sangramento e sem possibilidade de rafia, o cirurgião pode retirá-lo, pois outros órgãos realizarão sua função, como fígado, gânglios linfáticos e medula óssea. Na retirada do baço, deve-se tomar cuidado com a cauda do pâncreas.
O baço possui íntima relação anatômica com os rins, diafragma, colo, flexura esplênica ou flexura esquerda, fígado, diafragma, estômago, cauda do pâncreas. Hilo esplênico é o local aonde chegam e saem às estruturas importantes desse órgão.

Nenhum comentário: